Nossa história como instituição escolar traz o diferencial de não pensar a educação como um sistema de ensino e sim como um ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM que inclui a comunidade escolar – estudantes, professores, colaboradores e famílias – como organismos vivos que interagem entre si, com o ambiente dentro e fora da escola, visando construir um aprendizado baseado em experiências.
A chegada ao ensino fundamental anos finais é parte de uma trajetória que desde sua base na educação infantil vem agregando valores importantes ao processo educativo. Acreditamos que é possível desenvolver a motivação pessoal para aprender, por meio de um espaço que cultive a curiosidade, dando voz às ideias dos estudantes, que sentem-se seguros para se expressar e serem ouvidos. Este ambiente acolhedor e confiável potencializa ver o erro como estratégia criativa, construtiva e didática.
A educação tem como finalidade criar condições que facilitem a aprendizagem do educando e como objetivo básico apoiar a capacidade de autoconhecimento de forma que seja possível seu desenvolvimento intelectual, emocional, social e relacional, por isso dar ênfase nas relações interpessoais, centrada no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal e de interação é imprescindível para que o aluno se desenvolva e se torne sujeito de sua própria jornada.
A Escola Canto Vivo entende que a educação é um processo de democratização das relações, o que implica criar situações de responsabilidade, autonomia e cooperação. O educando é o sujeito da educação a partir das relações com o outro, com o objeto de conhecimento e o meio ambiente. Oferecer uma educação participativa e de qualidade significa ser capaz de gerar ferramentas para que os alunos possam: